CÂMARA MUNICIPAL DE GUARANI APROVA PL QUE RECONHECE WHEELING COMO PRÁTICA ESPORTIVA

De acordo com o vereador existe uma área com espaço apropriado para instalação da pista referida no projeto de lei, que inclusive os simpatizantes e praticantes do esporte se manifestaram com muita satisfação pela aprovação do projeto.

Na Noite dessa terça-feira(24/08), a Câmara Municipal de Guarani MG aprovou por unanimidade, e será levado para o executivo o Projeto de Lei 038/2021 de autoria do vereador William Mendes que reconhece o Wheeling e outras manobras de motocicleta como práticas esportivas no município.

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Consiste a modalidade Wheeling na realização de manobras e acrobacias de esta sobre duas rodas, denominado “grau”, “RL” (Rear Lift) ou “Bob’s”, nas quais, forma e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes, conforme homologação pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

Sendo assim após a aprovação dessa Lei o Municipio de Guarani reconhece a prática do Wheeling, bem como outras práticas que se assemelhem às exibições típicas do seguimento, em local devidamente destinado a essa finalidade, como prática esportiva nos termos dessa lei, podendo ser realizados nesses locais, treinos, eventos, competições e demais encontros com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta.

Confira abaixo a lei 038/21 e os requisitos mínimos para o licenciamento dessa prática.

De acordo com o vereador existe uma área com espaço apropriado para instalação da pista referida no projeto de lei, que inclusive os simpatizantes e praticantes do esporte se manifestaram com muita satisfação pela aprovação do projeto.

 

 

Wheelie

 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 

 

Motocilista praticando wheelie

Wheelie (também conhecido como wheeling, ou stunt) é uma prática de malabarismo com motocicleta ou bicicleta. Consiste em realizar manobras nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes, onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.

O termo Wheelie é anglófono e quer dizer “Empinar”, porém no Brasil usa-se para designar a prática como um todo, não apenas para o ato de empinar.

Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King“, ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.

Descrição

Não se tem certeza quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas de qualquer tornou-se notório somente na década de 1990. As autoridades ainda tratam como vandalismo mesmo quando praticada em locais próprios, no Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o Denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[2] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitação, e multa de R$ 191,82 (180 UFIRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da carteira de habilitação e do veículo.

O esporte vem crescendo até mesmo entre as mulheres, onde muitas, “arriscam” manobras e se identificam com esse meio.

Há escassez de patrocinadores, que faz com que o esporte não ganhe notoriedade entre as demais categorias. A maioria dos pilotos com qualidade, quando atingem certo nível, vão para o exterior onde o esporte é salientado, com patrocínios e locais destinados para a prática ou param de pratica-lo.

O equipamento

As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, além de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do wheelie como motos do tipo streetfighter e supermoto.

Em alguns modelos, os freios traseiro são além de acionados com o pé, com as mãos, através de um pequeno manete localizado embaixo do manete de embreagem, a relação é mais curta, com coroas de tamanho maior possibilitando ter mais controle sobre a potencia do motor, os pneus são calibrados com pouca pressão para que se tenha maior aderência e domínio.

Acessório para segurança

  • Capacete: Geralmente são usado modelos de trilha (off-road).
  • Caneleira: Geralmente composta com uma espécie de joelheira, impede os constante impactos da moto com as pernas dos pilotos.
  • Calçados (Botas): Usada para diminuição de impactos com o chão e com a moto.
  • Luva: Usadas geralmente para evitar calosidade devido o contato constante com a moto.

 

 

Fonte: Câmara de Guarani

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