EDITORIAL – DIA DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

O profissional é o responsável pelo desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes. O exercício da pedagogia ultrapassa o ambiente escolar e tem sido requisitado em outras instituições

A importante função de ensinar é lembrada todo o 20 de maio, quando se comemora no Brasil o Dia do Pedagogo, profissional que tem por função planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. Mas em 2020 , como outras datas , essa data sera comemorado de maneira diferente, pois a gratificante arte de poder fazer a diferença na vida e no futuro de crianças e jovens teve que se reinventar em época de CORONAVIRUS.

O ensino a distância já não é novidade nos dias atuais, o que mudou foi que ele deixou de ser uma opção para ser uma solução, quase uma obrigação. A  responsabilidade aumentou . O pedagogo tem uma vida nas mãos e tenta de todas as formas fazer com que se desenvolva da melhor e mais plena forma possível. Se o processo era trabalhoso agora é uma aventura.

É por meio do trabalho realizado pelo profissional que surgem as alternativas para um ensino de qualidade, mais efetivo e que desenvolva a inclusão, o respeito e a aprendizagem no ambiente escolar. Ele exerce ainda o papel de motivar e estimular estudantes, que, no futuro, poderão se tornar professores, advogados, médicos, cientistas, jornalistas e tantas outras profissões.

Para lembrar da importância desse ofício, é comemorado no dia 20 de maio o Dia Nacional do Pedagogo. A data, instituída em 2010, é uma forma de homenagear os milhares de pedagogos e pedagogas brasileiros. São eles que ajudam na formação e aconselhamento de crianças e adolescentes em escolas de todo o país. A data também é um momento para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento dos estudantes.

Uma característica especial de quem exerce a pedagogia é que este profissional passou a ser requisitado não apenas em escolas e instituições de educação, mas também em outros ambientes profissionais. Apesar do foco da profissão ser o desenvolvimento e a alfabetização de crianças, empresas e entidades, que reconhecem a importância da didática e da psicologia da educação na formação humana, encontram nesse profissional os requisitos ideais.

 papel do pedagogo é um dos mais importantes na fundamentação da ação docente. A partir do exercício das funções do pedagogo é que se constrói a base teórica do trabalho que será desenvolvido pelo professor no processo ensino-aprendizagem. Cabe ao pedagogo a interação entre estes saberes. Então todo o planejamento que antecede o ato de ensinar deve, num primeiro momento, passar pela análise desse profissional.

No dia a dia, o pedagogo ainda enfrenta diversos obstáculos em relação ao exercício de mediador e articulador no processo de ensino-aprendizagem.

Todos nós temos esperança que essa pandemia passe logo, mas como todos os desafios da humanidade, nos deixam grandes lições. O profissional que trabalha com Pedagogia vivencia muitas novidades em seu campo profissional, o que o faz atuar, muitas vezes, além dos muros da escola. Isso só ressalta a importância da constante atualização e a busca por novos conhecimentos. Só assim é possível lidar com os desafios da educação, que o obriga a sair da sala de aula e atuar no dia a dia escolar juntamente com os alunos na busca de uma educação de qualidade. 

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: