PROJETO “Conexão Mata Atlântica” COMEÇA A SER IMPLANTADO EM PIRAÚBA

O primeiro projeto trata-se de um sistema SILVIPASTORIL. Este sistema é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada.

No ano de 2018, mais especificamente ao mês de Outubro A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Piraúba MG, através do Técnico em Meio Ambiente Bruno Ruza Ramos, juntamente com o Extensionista Agropecuário II da EMATER MG local Bruno Lima Sant’Ana, e com Apoio do IEF de Cataguases, deu-se  inicio a mobilização de produtores rurais do município de Piraúba,  apresentando-lhes a possibilidade de aderir ao projeto “Conexão Mata Atlântica”, Financiado  com recursos do Global Environment Facility – GEF por meio do Inter-American Development Bank – IDB (Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID). Informando as vantagens do projeto para o Meio Ambiente, para o município de Piraúba e para a o produtor e sua propriedade.

 E com grande satisfação anunciamos que neste mês de fevereiro de 2021 deu-se início a implantação do projeto ao primeiro produtor de Piraúba contemplado, o Sr. Romildo Furtado de Toledo – Comunidade Córrego dos Toledos, através da empresa “AGRITERRA AMBIENTAL”, o projeto do Sr. Romildo consiste em um Sistema SILVIPASTORIL. Este sistema é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada. O sistema apresenta como vantagens em relação às criações de animais o bem-estar e conforto térmico, aumento na produção de carne e leite e maior tempo em pastejo. – Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Piraúba MG

 

Fig. 1 Funcionários da “Agriterra Ambiental”. / Ao fundo propriedade vizinha do Sr. Fernando
Fig. 2 Produtor Vizinho Visita local da Obra /Mangal á esq. do Sr. Fernando. Á dir. Pasto do Sr. Romildo, onde será implantado Sistema Silvipastoril.

 

Figura 3- Moeirões na divisa – Á direita propriedade do Sr. Romildo

 

            O Projeto Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais se desenvolve sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas – IEF, um dos entes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais. A área de atuação abrange duas sub-bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a dos Rios Pomba e Muriaé e a dos Rios Preto e Paraibuna. O objetivo é a recuperação ambiental de 1.005 hectares por meio de incentivos como doação de material para cercamento, insumos para plantio, mudas e contratação de empresas para execução das ações de cercamento e plantio.

Para alcançar o objetivo tem sido feita uma intensa mobilização. A meta é capacitar cerca de 400 produtores rurais por meio de palestras e dias de campo com o tema “Adequação Ambiental de Propriedades Rurais e Técnicas de Manejo e Conservação de Sola e Água para Aumento de Oferta de Água”. Até o momento, já participaram das capacitações 852 pessoas, entre lideranças locais, produtores rurais, técnicos de prefeituras e outros interessados, em 21 municípios, superando a meta inicial.

Em alguns municípios as prefeituras entram como parceiras, executando as práticas mecânicas de conservação do solo e água nas propriedades rurais, com o intuito de reduzir os impactos decorrentes de erosão e assoreamentos.

 

Fonte Site Oficial: https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/portal/

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: