67 ANOS DE PIRAÚBA – HINO DA CIDADE E SUA HISTÓRIA

O hino só foi meu e do Rogério enquanto trabalhamos ele, pois a partir do momento que terminamos passou a ser de todos os piraubanos

O hino é um representante fundamental de qualquer cidade , estado ou país. E de certa forma em suas frases , palavras ou letras, estão expressas a história. 

É através do hino que entendemos mais sobre o lugar que vivemos.

Por isso nada melhor que conhecer um pouco da história do HINO DE PIRAÚBA, como surgiu a ideia , como foi feito, qual a inspiração, quem participou dessa obra. E nada melhor que os próprios compositores para falar disso.

Mas primeiros vamos conhecer a letra do hino.

LETRA DO HINO CÍVICO DE PIRAÚBA

Hino Cívico de Piraúba

Desde o teu despertar para história
Quando um dia te viram nascer
És presença em nossa memória
És orgulho de nosso viver

Tão singela no seio de Minas
“Bom Jardim” te chamou o passado
é dos Índios herança que estimas
O teu símbolo, um “Peixe Dourado”

De teu solo querido és brandura
Do presente és valor sem igual
Serás eterna em nossas juras
Em nós “Piraúba” serás imortal

Teu “Cruzeiro” no alto ilumina
A teu povo fiel lutador
E a teu visitante fascina
Com imponente e altivo esplendor

Que tu sejas abençoada
Que te guarde o progresso e serás
Para sempre em tua jornada
Razão de trabalho, justiça e paz

De teu solo querido és brandura
Do presente és valor sem igual
Serás eterna e nossas juras
Em nós “Piraúba” serás imortal

Autores: Gérson Retondaro Demolinari
e Rogério Gravina Roque

COM A PALAVRA OS COMPOSITORES

gerson composito
Gérson Retondaro Demolinari

A vontade de fazer um hino pra Piraúba foi acima de tudo uma atitude de Amor. Foi também uma responsabilidade imensa pois era muito diferente de tudo que nós já havíamos feito. Sempre fizemos sambas enredos que eram ensaiados e cantados apenas no carnaval, ou seja era sazonal. O desafio de tentar fazer algo que se perpetuasse ao longo dos anos, que atingissem a todos com um linguajar sofisticado, poético e ao mesmo tempo compreensível dentro de um contexto verdadeiro e peculiar. Nos fez trabalhar com os versos e as palavras de forma comprometida e cuidadosa, pois demos tudo de nós pra fazer o melhor que podíamos ! Fomos pegando os pontos e ao longo que as palavras e os versos se fechavam, íamos nos apaixonando pela obra, pois verdadeiramente só iríamos apresenta-la se todo contexto musical e poético nos convencessem e nos encantassem. Pra mim humildemente falando o hino de Piraúba é na verdade uma poesia onde se derrama todo o amor pela cidade, que foi magnificamente musicada e cifrada. O hino só foi meu e do Rogério enquanto trabalhamos ele, pois a partir do momento que terminamos passou a ser de todos os piraubanos ! Sinceramente hoje ele me encanta muito mais como cidadão do que como um dos compositores. Ele me emociona e vejo a emoção nos olhos das pessoas também ! VIVA A HERANÇA INDÍGENA, VIVA BOM JARDIM e VIVA O PIRAÚBA !!!!!!

CURIOSIDADES

Video em que Dra Cida, na época prefeita de Piraúba, canta ao lado de Adriano Gravina e Fatinha o hino de Piraúba, em Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da cidade. (Dezembro/2015)

No video o hino e tocado (solo de violão), enquanto imagens da cidade aparecem.

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: