67 ANOS DE PIRAÚBA – FATIA DE BRAGA, UM SABOR ÚNICO

Não se sabe bem quando o doce passou a fazer parte da sobremesa dos moradores.

A “fatia de Braga!” – um doce típico da culinária portuguesa, mas que, em Piraúba,  ganhou uma versão que leva coco e queijo ralado, ao invés de amêndoas, e é servido enrolado, como rocambole – sendo registrada como bem imaterial do município.
Não se sabe bem quando o doce passou a fazer parte da sobremesa dos moradores. Essa história estava correndo o risco de se perder porque eram poucas as doceiras que tinham o conhecimento. Atualmente existe, dentro do
calendário do município, a oferta de oficinas e mesmo do próprio doce, nas festas da região.

“Quando criança, via minha avó bater as gemas, acrescentar o açúcar, o coco e o queijo ralado”, conta a doceira Maria Aparecida Pires Vidal, que aprendeu com a mãe a receita do doce que agradava a todos. Depois foi a vez de ela passar a receita para a filha Carla, 47 anos, e, ainda hoje, se tem “fatia de Braga”, é sinal de que há comemoração especial.

Maria Aparecida Pires Vidal

 Registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial pelo Decreto nº 058/2009. O registro do doce, que é conhecido na região como uma especialidade das doceiras de Piraúba. Como aconteceu com várias outras cidades mineiras, cresceu em Piraúba o interesse pela valorização do patrimônio cultural. A motivação não é apenas a proteção da identidade do lugar, mas, também, o que a preservação pode render para os cofres municipais.

INGREDIENTES

  • 12 ovos
  • 3 copos de açúcar
  • 1 copo e 1/2 de coco
  • 1 copo e 1/2 de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
  • 1/2 colher (sobremesa) de pó Royal
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Modo de fazer:

Carla Vidal , preparando Fatia de Braga

Bata as claras em neve, depois coloque as gemas e bata bem. Junte o açúcar e continue batendo bastante, depois coloque a farinha, a manteiga e o pó Royal. Bata um pouco e desligue a batedeira. Coloque o queijo e misture.

 

Asse no papel manteiga untado com margarina e fogo regular. Depois de assado, virar sobre um guardanapo úmido, coloque o recheio (coche de leite e ameixa) e enrole o rocambole. Cubra com machimelo ou glacê de sua preferência , e salpique coco ralado.

 

 

 

Fonte: Compac/PMG

 

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: