67 ANOS PIRAUBA – CRUZEIRO EM TODO SUA IMPONÊNCIA E ESPLENDOR
O Cruzeiro em Piraúba foi construído em um ponto de destaque, em um dos pontos mais altos da cidade, se não o mais alto, que passou a ser conhecido como MORO DO CRUZEIRO.
O morro do cruzeiro é um ponto de destaque na cidade de Piraúba, por ser alto e centralizado. O cruzeiro foi colocado em meados de 1960, na administração do Sr. Prefeito Sebastião de Paula Pires, por um senhor chamado Mário que veio para Piraúba a serviço da então Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina.
O senhor Mário tinha que cumprir uma promessa, por toda cidade que passasse e que não tivesse uma cruz em destaque , ele teria que colocá-la. E assim o Cruzeiro foi fixado.
—|continua depois da publicidade |—
Não havia estradas para chegar ao local da construção, abriu-se uma por trás do morro. Os materiais para construção foram levados em lombos de burro e mulas, carros de bois e pessoas.
Quando ficou pronto o Padre da época Monsenhor Ibrahim Gomes Caputo rezou uma missa no local para inaugurá-lo.
O cruzeiro é tão importante que é citado no hino da cidade
No dia 30/12/2020- pelo decreto de numero 43, o cruzeiro de Piraúba, localizado no morro do cruzeiro, foi tombado pelo COMPAC/PMG juntamente com a Prefeitura Municipal, por ser de grande valor histórico e cultural.
A noite ele é visto com suas luzes , um simbolo imponente , “Teu CRUZEIRO no alto ilumina a teu povo fiel lutador e a teu visitante fascina com imponente e altivo esplendor”.
Fonte: Livro Histórias e Causos de Nossa Terra-2011- COMPAC/ PMG