RESULTADO DE MORTE INVESTIGADA EM UBÁ DÁ NEGATIVO PARA COVID-19

O exame realizado no paciente que veio a óbito no dia 27 de abril, investigado para COVID-19, apontou resultado NEGATIVO. A informação foi recebida após a emissão do boletim diário e, pela sua relevância, é reproduzida nessa versão atualizada.

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

– Ubá possui seis (06) casos confirmados de COVID-19.
– O exame realizado no paciente que veio a óbito no dia 27 de abril, investigado para COVID-19, apontou resultado NEGATIVO. A informação foi recebida após a emissão do boletim diário e, pela sua relevância, é reproduzida nessa versão atualizada.
– Cinco (5) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.
– Vinte e cinco (25) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
– Cento e cinquenta e oito (158) casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e noventa e três (193).

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Sobre os novos casos confirmados:
1 – paciente do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos, estado de saúde bom, em isolamento domiciliar.
2 – paciente do sexo masculino, faixa etária 55 a 60 anos, estado de saúde bom, em isolamento domiciliar.
* Um caso estava dentre os investigados, e o outro realizou exame na rede privada. A investigação epidemiológica está em andamento, e mais informações sobre estes casos serão divulgadas em breve.

Esclarecimento:
– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura.

– É importante destacar que nem todo caso de internação clínica em isolamento configura-se dentro dos requisitos estabelecidos para essa testagem. Em alguns casos, os pacientes internados são monitorados, mas não investigados. Isso se dá pela ausência de sintomas exigidos para a testagem de COVID-19, como febre, por exemplo.

– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

Internações: Não há na presente data nenhum paciente internado por suspeita de COVID-19.

Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.

Sobre acesso a auxílio emergencial

Prefeitura esclarece população sobre acesso a auxílio emergencial
Para orientar sobre as formas de acesso ao auxílio emergencial criado pelo Governo Federal e evitar filas em bancos e casas lotéricas, a Prefeitura de Ubá firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal e disponibilizou equipamentos públicos e servidores que estão esclarecendo a população sobre como acessar o benefício. O auxílio emergencial será pago por três meses a trabalhadores autônomos e informais que foram diretamente afetados pela crise causada pela COVID -19. Para localizar pessoas com perfil para receber o benefício, o governo utiliza banco de dados como o Cadastro Único, e também criou um aplicativo, um site e uma central telefônica para o cadastro dos trabalhadores informais fora da base de dados do governo. O dinheiro chega até o beneficiário por conta bancária. Todas as explicações, assim como o calendário de saques, estão sendo disponibilizados pelos CRAS e Centros de Convivência. Os servidores não têm a função de fazer os cadastros ou baixar os aplicativos, mas sim dar as orientações aos usuários, informando como funciona o processo e como é o acesso ao sistema.

LOCAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:
– CRAS Agroceres, São Domingos, São João, Pires da Luz (Praça CEUS) e Vila Casal – 7h às 17 horas, de segundas às sextas-feiras.

– Centros de Convivência Meu Sonho, Pires da Luz e Primavera – 7h às 13 horas, de segundas às sextas-feiras.

– Setor do Bolsa Família, Fórum Cultural – 7h às 16 horas, de segundas às sextas-feiras.

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