CORONAVÍRUS PODE CONTAMINAR ENCOMENDAS QUE VÊM DA CHINA?

Segundo a OMS, o risco de transmissão por mercadorias é baixo, principalmente pelas diferentes condições às quais elas são submetidas. Entenda.

Com o novo coronavírus no topo das manchetes e a cada dia vem suspeitos uma pergunta ficou no ar “Coronavírus pode contaminar encomendas que vêm da China?”

A dúvida sobre comprar da China, como no famoso site Aliexpress, tem colado medo nos compradores:
“Afinal, tem algum risco de pegar Coronavírus através de encomendas vindas da China?”
“Abrir ou não abrir eis a questão?”
“Gente, sério, será que é seguro continuar comprando da China?” questiona uma internauta nas redes sociais.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que produtos importados da China podem estar contaminados com o coronavírus quando chegam ao Brasil. É #FAKE.

Apesar do risco de a doença ter sido potencializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o órgão tranquilizou os “viciados” em compras asiáticas: não há nenhum risco e os compradores podem continuar se esbaldando nos produtos baratinhos.

“Não há risco”, dizem os especialistas o vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal.

A OMS esclarece que, de acordo com experiência de outros coronavírus, foi comprovado que esses tipos de vírus não sobrevivem por muito tempo em objetos, como cartas ou pacotes.

Confira o sintomas de cada doença e saiba diferenças | Fonte: rede social

Origem

Ainda não se sabe exatamente a origem do vírus. Ele foi identificado pela primeira vez durante uma investigação laboratorial de casos de pneumonia em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China. Desde então, milhares de casos foram confirmados.

Autoridades chinesas informam que até o momento, 132 pessoas morreram em decorrência do surto de coronavírus. O número de infecções confirmadas já chega a 5.974, com mais de mil pessoas em estado grave.

Como a doença é nova, não há vacina ou medicamento específico até o momento. Cientistas, universidades e centros de controle de doenças de vários países estão em busca de formas de neutralizar o vírus.

Como se prevenir do coronavírus?

Higienização das mãos e de superfícies são fundamentais para evitar transmissão, de acordo com infectologistas.
A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir

Algumas maneiras de se prevenir contra o Coronavírus | Fonte: G1

 

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: