FOSSA SÉPTICA É SOLUÇÃO PARA MUITAS ÁREAS RURAIS.

Na oportunidade, os participantes receberam informações sobre especificações técnicas e práticas na implantação, instalação e manutenção das fossas

“Fossa sépticas é solução para muitas áreas rurais, principalmente no município de Piraúba, com esse conceito em mente , a Emater em Parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, realizou na última sexta-feira (20/12), uma palestra em uma propriedade no Córrego dos Ferreiras tendo com assunto a construção e manutenção de fossa séptica em propriedades rurais.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Bruno (EMATER) que apresentou a importância e os benefícios que a construção das fossas trazem às moradias, principalmente as situadas nas zonas rurais. A estrutura auxilia nas condições de higiene, prevenção de doenças e impede que o meio ambiente seja contaminado, pois reduz o lançamento de dejetos diretamente em rios, lagos, nascentes e superfície do solo.

Na oportunidade, os participantes receberam informações sobre especificações técnicas e práticas na implantação, instalação e manutenção das fossas que objetivam destinar corretamente os efluentes (esgoto) domésticos. A escolha do tipo de fossa ideal a ser inserida, localização no terreno onde será instalada, forma de manuseio e funcionamento, além da correta manutenção.

Os interessados em saber mais sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Agricultura, preparou um material explicativo que pode ser adquirido em sua sede à Praça Guarurama 116.  

Fonte e Fotos: Sec. Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Piraúba

Fossa Séptica

Com a função de cuidar do esgoto doméstico, o sistema pode ser adquirido pré-moldado em concreto, PVC ou construído artesanalmente.

As fossas sépticas são opção também quando o lançamento do esgoto na rede é inviável, pela característica do efluente que precisa de tratamento prévio, ou, ainda, em redes com capacidade reduzida.

De acordo com  profissionais, o tratamento é realizado com uso de bactérias que estabilizam a matéria orgânica contida no efluente. O acompanhamento de profissionais capacitados na manutenção das fossas é essencial, para se evitar problemas de poluição do meio ambiente

A adoção das fossas sépticas em empreendimentos industriais também requer cuidados, para não trazer prejuízos à natureza. “Nesses casos, é necessária uma análise prévia de seus efluentes, realizada por entidades ambientais competentes. A verificação permite avaliar qual tipo de tratamento precisa ser feito no esgoto antes que seja lançado no ambiente”, adverte Fernandes. Materiais indicados para indústrias têm dimensões maiores em comparação aos fabricados para serem instalados em residências. “O volume depende do consumo de água da edificação”, completa. – Fonte: Internet

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: