COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PIRAÚBA.

Autoridades, Diretores, professores e alunos, além do publico presente puderam ver apresentações das crianças e artistas locais.

A Praça Guarurama, foi palco nesta quarta(20/11), das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra. um evento promovido pelo Compac , Prefeitura Municipal de Piraúba, através da Secretaria Municipal de Cultura e que desde 2009, vem fazendo parte do calendário municipal da cidade.

Autoridades, Diretores, professores e alunos, além do publico presente puderam ver apresentações das crianças e artistas locais.

A Lei Municipal 637/2007 instituiu o dia 20 de novembro como Feriado Municipal em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

VEJAM FOTOS DO EVENTO.

LEI 637/2007.

 “Dispõe sobre a instituição de Feriado Municipal e contém outras providências.”

  

            A Câmara Municipal de Piraúba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes legais aprovou, e eu, Prefeito Municipal em seu nome sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º) Fica instituído como Feriado Municipal o dia 20 de novembro em comemoração ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Art. 2º) Além de Feriado Municipal o Município através de suas Secretarias ou Departamentos de Cultura e Educação, deverão promover no dia, atos públicos de conscientização da importância da referida data.

Art. 3º)  A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º) Revogam-se as disposições em contrário.

Piraúba, 15 de março de 2007.

 

Autora Vereadora Silvana Vieira

“Como autora do projeto, enquanto vereadora e, por conseqüência, uma representante legítima do povo de Piraúba, senti-me muito honrada em apresentar tal projeto para votação na Câmara. O mesmo foi decorrência de pedidos feitos a mim por outras pessoas, sendo elas “brancas” e “negras” e que queriam um dia para reflexão e exaltação da contribuição do negro em nossa cultura. Sabemos que um só dia de reflexão não é suficiente para combater a discriminação racial (e não descriminalização), ou seja ela de que natureza for. Discriminação combate-se com mudança de atitude. E a reflexão nos leva a uma tomada de consciência e conseqüente mudança de atitude em abandonar o “pré-conceito” que temos acerca de muitas coisas. Portanto, fica aí a sugestão de refletir, conhecer e valorizar a cultura negra em nosso país. Somos o país da miscigenação. Assim como os negros, temos também os europeus e asiáticos que para aqui vieram e também contribuíram para a nossa cultura e crescimento. E somos profundamente agradecidos a todos esses imigrantes! Eu mesma tenho descendência portuguesa e espanhola (no sobrenome). Mas quem me garante que não tenho um sangue negro ou mesmo índio? Se os senhores de engenho viviam se deitando com suas escravas e os desbravadores portugueses também se deitavam com a índias. Meus filhos têm descendência italiana (são bisnetos de italianos). E os italianos, assim como os asiáticos também gostam de cultuar seus valores entre nós. E são valores incríveis. Com uma diferença única: os negros foram escravizados. Alguém tem noção do que isso significa?” – Redes Sociais 

 

Veja outras matéria sobre o assunto.

ANO DE 2019 – Clique aqui. 

ANO DE 2016 – Clique aqui.

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: