REALIZADA PALESTRA “OUTUBRO ROSA” EM PIRAÚBA

Finalizando o mês de outubro , mês de conscientização e combate ao câncer de mama, foi realizada a palestra “Outubro Rosa” com a Dra. Maria de Fátima A. de Almeida Vieira, que trabalhou no município de Piraúba

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença, a Secretaria de Saúde juntamente com as Equipes de Estratégias de Saúde da Família da cidade de Piraúba, realizaram uma palestra na E. M. Dona Maria Duarte Braga, na quinta-feira(31/10),  alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Finalizando o mês de outubro , mês de conscientização e combate ao câncer de mama, foi realizada a palestra “Outubro Rosa” com a Dra. Maria de Fátima A. de Almeida Vieira, que trabalhou no município de Piraúba, prestando serviço nas unidades básicas de Saúde.

O objetivo é combater com a informação e mostra a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama , desmistificando conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; foi  recomendada a realização de mamografia de rastreamento e reforçado  que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Após a palestra, depoimento de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer , ilustrou muito bem a situação que uma mulher passa. Os depoimentos foram encerados com uma frase  “sozinha somos pétalas, juntas somos rosas

Brindes foram sorteados as participantes.

Foi reforçado que a mulher deve se cuidar diariamente , com consultas médicas, mudança de hábito, atividade físicas e alimentação saudável. 

Palestra Outubro Rosa em Piraúba

CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: