EventosNoticiasPIRAÚBASem categoria

PIRAÚBA HOMENAGEIA SEUS HERÓIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Sábado(12/10), na Praça Guarurama, em Piraúba, uma solenidade inaugurou uma estátua que homenageia 11 heróis piraubanos da Segunda Guerra Mundial.

Na manhã deste sábado(12/10), autoridades civis e militares realizarão uma cerimônia cívico-militares em homenagem aos soldados piraubanos que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o evento a vereadora Alba Arrighi autora do projeto de lei discursou, juntamento com o empresário Francisco Arrighi patrocidador do monumento, o Capitão de Coverta Engenheiro Naval Sérgio Franco Clume um idealizador do projeto , o Prefeito Municipal o Sr. Adriano Gravina , o Alirante Anatalicio Risden, diretora da Itaipu Binacional e o Presidente da Associação Nacional dos veteranos da Força Expedicionaria Brasileira Sr. Breno Vinicius de Amorim. Todos em seus dircursos enfatizaram a importância não só dos soldados piraubanos, mas de todos os pracinhas que participaram da Segunda Guerra
Todo o evento foi abrinhantado pela apresentação da Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, que executou várias músicas, destaque para o  Hino Nacional Brasileiro, Hino da Força Expedicionária Brasileira (Canção do Expedicionário).
Bandeiras do Brasil de Minas, de Piraúba e da FEB foram hasteadas pelas autoridades, em seguida familiares dos expedicionários Piraubanos foram homenageados, recebendo uma flamula.
O ponto alto da cerimônia foi a descerramento da estátua de um soldato   e de uma placa com o nome de 11 soldados Piraubanos que participaram da Segunda Guerra .
Na placa os dizeres:

EXPEDICIONÁRIOS PIRAUBANOS
11º Regimento de Infantaria
C-12 Cruzador Bahia

O Município de Piraúba homenageia
a memoria de seus filhos, que
integraram a Força Expedicionária
Brasileira(FEB) e a Marinha do Brasil,
nas Campanhas de Itália e do

Atlântico Sul, durante a II Guerra
Mundial, e com seu sacrifício e
patriotismo, defenderam a

soberania nacional e a liberdade dos
povos conta o nazi-fascismo.

e os nomes dos homenageados
Exercito
Álvaro Martins Dias
Asdrúbal Evangelista Loures
Easton Arrighi
João Martins de Souza
José de Almeida Toledo
José Camilo Barbosa
José Neiva
José Sebastião Loures
Orlando Carvalhido
Sebastião Antônio do Amaral
Marinha
Célio de Paula Pires.
Com essa homenagem , Piraúba entra na lista de cidades, que homenagearam seus heróis da Segunda Grande Guerra.

O Brasil na guerra

O torpedeamento de navios brasileiros, em 1942, fez a população ir às ruas no Rio para pedir um posicionamento do presidente Getúlio Vargas, que mantinha neutralidade devido às relações comerciais com a Alemanha. Ele declarou guerra em agosto daquele ano. Dos 25 mil brasileiros que foram ao combate, 443 morreram e cerca de 3 mil se feriram. O Paraná contribuiu com 1.542 combatentes – 28 morreram. Além do torpedeamento, houve pressão dos EUA, que queriam uma base no Nordeste. Em troca de apoio, os americanos financiaram a instalação da Siderúrgica de Volta Redonda.

A pesquisadora Carmen Rigoni, que possui mestrado e doutorado com estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), explica que a partir de 1995 iniciou-se a construção de obras dedicadas aos brasileiros na Itália. “Os monumentos foram instituídos a partir das Comemorações Internacionais, que celebraram o cinquentenário do fim da guerra”, explica. A Segunda Guerra se estendeu de setembro de 1939 a agosto de 1945, com um saldo estimado de 55 milhões de mortos.

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?