HOJE É DIA DE HOMENAGEAR O NUTRICIONISTA 31/08

Esse profissional pode atuar na preparação de dietas e cardápios, fiscalizar a produção de alimentos em indústrias e restaurantes, verificar o preparo de programas alimentares públicos, acompanhar dietas de atletas, etc.

No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista, pois nessa data foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949. A intenção da criação dessa associação era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

Esse profissional pode atuar na preparação de dietas e cardápios, fiscalizar a produção de alimentos em indústrias e restaurantes, verificar o preparo de programas alimentares públicos, acompanhar dietas de atletas, etc.

Seguir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais e carnes magras é a indicação desses profissionais, a fim de manter o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo. Além desses, a ingestão de muito líquido é importante para eliminar as impurezas do organismo e suprir as necessidades de hidratação.

Hoje já sabemos da importância de ingerirmos os alimentos em pequenas quantidades, e por várias vezes ao dia. Isso causa o aumento do metabolismo, o que facilita a digestão.

A atuação dos profissionais da saúde tem ganhado papel de destaque no atual cenário mundial. A Pandemia de Covid-19, segue se alastrando e vitimando dezenas de pessoas. Em meio a essa situação, como está sendo a atuação dos profissionais da Nutrição? Como tem sido a abordagem clínica e qual o papel do nutricionista no combate ao coronavírus? 

Como o nutricionista atua nesse necessário de pandemia?

O nutricionista atua em diversas situações. Existem indivíduos sadios e em risco de contaminação , em que se recomenda alimentos ricos em nutrientes e com reduzidos valores de gorduras saturadas. Visto que, o sobrepeso pode ser um agravante à doença. Outro ponto, são os indivíduos identificados com possíveis sintomas e que estão em isolamento domiciliar, é importante uma dieta rica em líquido ( chás e sopas, por exemplo). Entretanto , aspectos mórbidos precisam ser avaliados nesses casos. Além disso, os nutricionistas nas unidades de saúde estão empenhados em ofertar o melhor cardápio possível, sendo  necessário também o conhecimento do quadro respiratório do paciente, para definição da consistência das refeições, atentando-se para  pacientes em nutrição enteral.

Por que procurar esse profissional para sua alimentação?

Justamente em seu último dia, 31/08, é celebrada a importância desse profissional em nossa vida, principalmente em relação aos cuidados com a saúde. Para comemorar a data, nada melhor que aprender sobre as principais razões de consultar um especialista do assunto para nos orientar novos hábitos e, até mesmo, reeducar a alimentação, se for preciso.

Com toda a gama de informações disponíveis sobre diversos assuntos, aplicativos e sites destinados à saúde e alimentação, qualquer um pode ler e descobrir diferentes conteúdos sobre o tema. Contudo, muitas vezes essas descobertas não são tão corretas assim. Por causa disso, quando o assunto é nutrição, devemos tomar alguns cuidados. As informações, se não vierem de fontes seguras, podem causar mais danos do que benefícios ao corpo.

O nutricionista é o profissional adequado para ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável em todas as fases da vida, desde a gestação, amamentação, na infância, adolescência, fase adulta e na terceira idade. O especialista em nutrição também pode ajudar pessoas em situações especiais como quem pratica atividades físicas, quem é vegetariano, quem tem intolerância a algum alimento ou substância, como o glúten e a lactose, e muitos outros”, destacou a profissional.

Ciência a serviço da nutrição

Conheça as diferentes áreas da nutrição 

Quem deseja perder peso realmente encontra no nutricionista um grande aliado para fazer isso de forma saudável, sem recorrer a dietas radicais. Porém, existem muitas outras áreas em que esse profissional pode atuar. Confira:

1. Nutrição clínica (consultório)

A nutrição clínica é uma especialidade que atua na prevenção e no tratamento de doenças e problemas de saúde associados à alimentação. Assim, o nutricionista clínico presta atendimento individualizado para pessoas com os mais diversos objetivos.

Atuando em clínicas e consultórios, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar específico, prescrever suplementos e prestar orientações para pessoas que buscam: 

  • Emagrecer ou ganhar massa; 
  • Controlar a diabetes, o colesterol, a hipertensão e outras doenças; 
  • Evitar ou eliminar o consumo de glúten ou lactose;
  • Controlar alergias alimentares;
  • Preparar-se para uma cirurgia;
  • Reaprender a se alimentar depois de uma cirurgia bariátrica;
  • Adotar uma dieta vegetariana ou vegana sem prejudicar o organismo;
  • Fazer uma reeducação alimentar para ter uma vida mais saudável.

Muito mais do que “passar uma dieta”, o nutricionista busca conhecer o estilo de vida, as preferências alimentares e as condições orgânicas de um paciente para assim promover a reeducação alimentar e proporcionar melhores condições de saúde.

dia do nutricionista

2. Nutrição esportiva

O nutricionista esportivo é o profissional especializado em atender atletas profissionais ou amadores, proporcionando benefícios a eles por meio da alimentação. 

Dependendo das exigências do esporte ou da atividade física, o nutricionista pode contribuir com o paciente ao indicar planos e suplementos alimentares com diversos objetivos, por exemplo:

  • Melhorar o desempenho do atleta no geral;
  • Aumentar a força, a velocidade ou a resistência durante a prática esportiva;
  • Reduzir o tempo de recuperação do organismo depois do treino;
  • Atingir ou manter o peso adequado.

A presença do nutricionista esportivo é frequente em equipes e clubes, mas ele também pode atuar em consultório, de forma semelhante ao nutricionista clínico, e prestar atendimento individual.

3. Nutrição funcional

Todo nutricionista que atende pacientes individualmente leva em consideração as necessidades específicas de cada pessoa, mas essa preocupação é ainda maior para o nutricionista funcional.

Essa subárea da nutrição busca entender como as necessidades e os desequilíbrios orgânicos do paciente estão relacionados à sua alimentação, seja pela falta ou pelo excesso de determinados nutrientes.

Assim, o nutricionista funcional analisa a individualidade bioquímica e genética da pessoa para elaborar um plano alimentar que atenda às necessidades nutricionais em nível celular e reduza as inflamações.

4. Nutrição comportamental

Como o próprio nome indica, a nutrição comportamental não leva em conta apenas o ato de comer em si, mas o comportamento do paciente em relação à comida, englobando questões como culpa, compulsão, traumas e outros aspectos emocionais envolvidos na alimentação.

importância do nutricionista

Dessa forma, em vez de elaborar dietas, a atuação do nutricionista comportamental envolve muita escuta, conversa e técnicas para auxiliar a pessoa a construir um relacionamento positivo com a comida e, em consequência, adotar uma alimentação saudável para a vida toda.

5. Nutrição domiciliar, ambulatorial e hospitalar 

Além de atuar em consultório, o nutricionista clínico pode atender pessoas que estão recebendo cuidados médicos em casa ou em instituições de saúde, como clínicas e hospitais, ou prestar orientações a populações específicas, como os moradores de casas de repouso.

Dependendo das necessidades do paciente e do ambiente em que ele se encontra, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar específico para cada necessidade, como restabelecer os níveis de determinado nutriente (ferro, vitamina D, proteínas etc.), ou estabelecer uma nova rotina de refeições na residência.

Outras áreas de atuação do nutricionista

Além de atuar diretamente com pacientes individuais na promoção da alimentação saudável, o nutricionista pode estar presente em diversas empresas e instituições, incluindo funções como:

  • Indústria de alimentos e suplementos alimentares: pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade e treinamento da equipe;
  • Cozinha industrial (cozinha de escolas, hospitais, hotéis, empresas etc.): elaboração de cardápio adequado ao público, controle das condições de higiene e seleção de fornecedores;
  • Gastronomia: criação de pratos exclusivos, elaboração de cardápios para atender determinadas restrições alimentares e adaptação de receitas para um público específico.

Independentemente do local onde esse profissional atua, seu objetivo final é sempre promover a alimentação saudável e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. 

*****

Que tal aproveitar o Dia do Nutricionista para cuidar melhor de você mesmo? 

 

Fonte(s): Saúde Abril, Cia de Estágios, Unasp e CRN2

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: