PEQUENOS PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DE CURSO DE OLERICULTURA EM PIRAÚBA

Ministrado pela instrutora Cleicimar Canuto Costa, o curso de 24 horas-aula foi realizado no Sítio São Sebastião, na Comunidade dos Toledos, com mobilização de Everton Pinto Gonçalves.

Onze agricultores familiares e pequenos produtores rurais de Piraúba, na Zona da Mata, participaram, na última semana, do curso Trabalhador Agrícola na Olericultura (Convencional) / Implantação, promovido por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas.

Ministrado pela instrutora Cleicimar Canuto Costa, o curso de 24 horas-aula foi realizado no Sítio São Sebastião, na Comunidade dos Toledos, com mobilização de Everton Pinto Gonçalves.

Fonte: FAEMG 

O que é Olericultura?

O termo Olericultura é derivado do latim olus hortaliça e colere cultivar e, portanto, é utilizado para designar o cultivo de certas plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana, sem exigir industrialização prévia. As hortaliças também são denominadas por cultura olerácea e são popularmente conhecidas como verduras e legumes. A olericultura não é sinônimo de horticultura, sendo este último mais abrangente, referindo-se à produção de uma grande diversidade de culturas comestíveis ou ornamentais, como a fruticultura cultura de fruteiras variadas a cultura de cogumelos comestíveis a jardinocultura produção de plantas ornamentais, o cultivo de plantas bulbosas como a tulipa, o cultivo de plantas medicinais, o cultivo de plantas condimentares e a produção de mudas diversas viveiricultura. Segundo a Sociedade Brasileira de Olericultura do Brasil, além das verduras e legumes por nós conhecidos, devem ser incluídas entre as culturas oleráceas, a melancia, o melão, o morango, a batata doce, a batatinha, o inhame, a mandioquinha-salsa, entre outras. O conceito técnico-científico de Horticultura tem, naturalmente, evoluído, com redefinição dos agrupamentos de culturas. O termo Horticultura é utilizado vpela Associação Portuguesa de Horticultura em sentido lato, em consonância com a sua utilização, nos círculos técnico científicos, internacionais para designar a cultura de hortaliças, de fruteiras incluindo a vinha, de plantas aromáticas e medicinais e de todas as plantas as plantas ornamentais. Assim sendo, a palavra tem necessariamente de ser adjetivada para se referir apenas às hortaliças. A expressão Horticultura Herbácea Alimentar surge como uma possibilidade. A caricata expressão horticultura em sentido restrito é outra. A alternativa é Olericultura etimologicamente a palavra olericultura significa cultura de hortaliças. Mas será olericultura um termo apropriado para designar a disciplina que tem por objeto as hortaliças Olericultura é o termo atualmente utilizado pela Associação Portuguesa de Horticultura para designar uma vice-presidência, é nome de disciplina em diversas instituições portuguesas de ensino superior, dá nome à Sociedade técnico-científica brasileira que se ocupa do mesmo objeto.

 

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: