PIRAÚBA REALIZA REUNIÃO DO COMITÊ DE COMBATE A DENGUE

O objetivo geral do Plano é propor ações que visem diminuir as áreas de infestação pelo vetor Aedes aegypti, limitando a dispersão, através de medidas de vigilância em Saúde, intersetoriais e de mobilização social garantindo assim que se reduza o número de casos suspeitos e confirmados para Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela

O Setor de Epidemiologia de Piraúba, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde promoveram, nesta terça-feira (12/11), reunião do Comitê Municipal de enfrentamento da Dengue. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal no 3º andar do Prédio e contou com a presença de representantes da Gerencia Regional de Saúde de Ubá.
Representantes de diversas entidades estiveram presentes, como o Coordenador da Epidemiologia Nando Vidigal Gomes, da Secretaria de Saúde  estiveram presentes, o Secretario Daniel Egypto , Claudia Ribeiro , Jaqueline Bellini e agentes da Epidemiologia e das unidades de Saúde do Município. Os Senhores Élcio Cruz e Carlos Magliano da GRS estiveram na reunião.
De acordo com o coordenador de Epidemiologia,Nando , o objetivo do comitê é atualizar os dados sobre a situação da dengue no município, e a reunião foi mais uma etapa do plano de ação que vem sendo aplicado no município.

Plano de Ação.

Durante a semana epidemiológica 42 de 2019, o setor de epidemiologia municipal, realizou  no município Levantamento de Infestação Rápido pelo Aedes Aegypti (LIRA), que apontou 2,9 de índice de infestação pelo Aedes, classificando a situação com MÉDIO RISCO de epidemia para Dengue, Zika, Chikungunya  ou febre amarela. Ressalta-se que o município não apresentou casos positivos de Dengue nos últimos seis meses e casos de Zika, chicungunya ou Febre Amarela, nunca foram notificados. Diante do cenário epidemiológico o município de Piraúba adotará as seguintes medidas de controle.

  1.  Reunir com as equipes de atenção básica, expor o cenário encontrado e reforçar a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS), abordem durante visitas domiciliares as orientações de combate a Dengue.
  2.  Utilizar os serviços de comunicação (internet, carro de som) para trabalhar a conscientização da população no combate a Dengue.
  3.  Intensificar as visitas dos agentes de combate de endemias (ACF), nos bairros com o maior numero de focos encontrados.
  4.  Apresentação do resultado do LIRA no COMITÊ municipal de enfrentamento de Dengue.
  5.  Realizar mutirões de limpeza aos sábados , nos bairros da cidade, principalmente nas localidades que tiverem maior número de focos  do Aedes encontrados, recolhendo materiais e orientado a população . Tal ação deve ser executada em parceria com a secretária de Obras.
  6.  Adquiri telas para serem colocadas nas caixas d’água com tampas danificadas.

AÇÃO

As ações começaram no mês de outubro entre os dias  14 a 18, foram inspecionados 209 imóveis e apurado um risco de infestação 2,9 / Médio Risco.

Bairros Encontrados

* João Groppo- 2

* João G. Neiva -1

* Piraubinha – 1

* Santa Terezinha -1

Depósitos Predominantes

* A2 (bebedouros de animais)

* B (tambores de Obra)

* D2 (lixos)

Fonte: Setor de Epidemiologia

CONFIRA OUTRAS FOTOS

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?
%d blogueiros gostam disto: