FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL EM PIRAÚBA
Neste sábado (12) é celebrado pelos católicos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como a Padroeira do Brasil. As comemorações começaram cendo em Piraúba, pois desde a madrugada já se ouviam fogos, em homenagem à padroeira.
Pela manhã, foi realizada uma missa na matriz e uma carreata pelas ruas da cidade, com a imagem de Nossa Senhora à frente abençoando cada ponto da cidade. A carreata foi acompanhada por motos e carros, alguns enfeitados.
A tarde, por volta das 18 horas, fieis realizaram na Praça Guarurama, um terço e foi lembrada um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida. Após esta celebração os fieis seguiram em procissão até a Capela de Nossa Senhora Aparecida no bairro Piraubinha.
Destaque para o caminho da procissão, onde ruas enfeitadas com fotos, figuras, imagens , bandeirolas ornamentaram o caminho por onde a imagem passava, imagem essa que se encontrava em um altar iluminado, sendo carregado por fieis.
O Setor Imaculada Conceição enfeitou o caminho bandeirolas , bambolês e a novidade desse ano foram os paletes decorados, já no bairro Piraubinha a bandeira do Brasil estava junto com as bandeirolas por todo o percudo. As homenagem não pararam quando a imagem chegou a Capela de Nossa Senhora Aparecida do Bairro Piraubinha e durante a celebração, realizada pelo padre Marcio Arthur, fieis balançavam bandeiras brancas e azuis.
Celebração de séculos
Segundo a história, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pegar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Depois de muito tentar e nada conseguir, prestes a desistirem, um pescador avistou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ele apanhou primeiro o corpo e depois a cabeça e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então estavam vazias, abundavam em peixes.
Cerca de dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Em 16 de julho de 1930, a santa foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.