ArtigosNoticiasNOTICIAS GERAIS

DICA CONTÁBIL: VOCÊ SABE CALCULAR O CUSTO PARA REVENDA?

Muitas pessoas que produzem ou apenas revendem produtos, pensam que apenas colocando uma margem de 100% na venda estarão ganhando dinheiro ou tendo lucro. Muitas vezes, agindo assim, você poderá está vendendo um produto mais caro que seu concorrente sem necessidade. Ou ainda, estar perdendo dinheiro, tendo prejuízo se não elevar a margem acima dos 100%, por desconhecimento de como apura o custo dessas mercadorias.

É preciso colocar numa planilha todos os custos, desde a compra, armazenamento e distribuição, impostos, custos com pessoal entre outros para só depois colocar sua margem de lucro de forma consciente. Fazendo da maneira correta, você evita prejuízos e consegue uma margem de lucro satisfatória, com preço competitivo.

 

CMV: Custo das Mercadorias Vendidas

Aprenda a calcular

A maioria dos empreendedores foca seus esforços na parte operacional do negócio visando produzir e vender mais, bem como atrair novos clientes e fidelizar os atuais, esquecendo ou ignorando o custo de mercadorias vendidas.

É preciso muito cuidado na hora de planejar e executar estratégias que busquem o aumento do faturamento, pois até as vendas geram custos e, aumentá-las, muitas vezes, não significa necessariamente que você tem uma boa taxa de lucratividade.

Tais custos não podem ser ignorados. Caso contrário, a continuidade do negócio pode ficar comprometida por falta de recursos para sustentar o seu pleno funcionamento em um curto período de tempo.

Mas não há razão para se preocupar. Existe uma fórmula simples e prática para calcular se as vendas estão realmente sendo lucrativas ou não: o custo de mercadorias vendidas (CMV).

Confira abaixo por que esse cálculo é tão importante para o seu negócio e como fazê-lo corretamente!

O que é o CMV (custo de mercadorias vendidas)

O custo de mercadorias vendidas representa quanto o revendedor, distribuidor ou fabricante precisou gastar desde a compra até a venda do produto para o cliente. Dessa forma, as receitas de vendas menos o custo de mercadorias vendidas representarão o lucro bruto, ou prejuízo, se o resultado for negativo.

É um cálculo gerencial que mede os custos diretos da produção e aquisição dos produtos que foram vendidos durante um período. O CMV é muito utilizado, principalmente pelas grandes empresas, como um indicador para medir a taxa de lucratividade nas vendas.

Essa situação prejudica o faturamento e também impacta negativamente no custo de mercadorias vendidas. Afinal, um empreendedor, independentemente do tipo de negócio, quer evitar ao máximo adquirir produtos que não sejam comercializados pelo público-alvo.

Fonte: https://blog.gs1br.org/cmv-aprenda-a-calcular/

Procure um escritório de contabilidade e tire suas dúvidas.

publicidade elton contabilidade

Deixe um comentário

Abra Whatsapp
Precisando falar conosco?
Olá;
Precisando falar direto com NETNOTICIAS?