A IMPORTÂNCIA DE CONTRIBUIR PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL – INSS
Muitas pessoas no afã de economizar seu rico dinheiro, quando estão desempregadas ou são autônomos deixam de pagar o INSS. E, esquecem que o pagamento do INSS pode ser o único recurso financeiro num momento de aflição. Um acidente, um imprevisto e a pessoa não tem nenhum rendimento. Ao contrário, se pagar o INSS este pode ser a tabua de salvação.
A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
Ainda mais. Aconselho que marido e mulher paguem cada um o seu Carnê de INSS. Nem que seja o mínimo. Atualmente, o valor de 11% sobre R$ 1.045,00 = R$ 114,95 mensais. Para a esposa e para o marido, cada um o seu. Se por uma fatalidade um dos conjugues vier a falecer o outro recebe PENSÃO POR MORTE. Tanto que seja o marido ou a mulher.
Por outro lado, poderá se aposentar por invalidez, por idade ou receberá pensão se o outro conjugue vier a falecer.
Mais. Por opção pode pagar um valor maior do que aquele mencionado acima. Pode pagar sobre 2, 3 ou 4 salários mínimos. Estes pagamentos vão integrar o PATRIMÔNIO DO TRABALHADOR, da pessoa que paga junto ao INSS. Um patrimônio que dura até a pessoa necessitar.
Além disso, poderá acompanhar os pagamentos efetuados junto ao Sistema do INSS através de uma senha que poderá ser pedida junto a qualquer POSTO DO INSS.
E, apesar do que se diga de mal do INSS ele é o único SEGURO garantido pelo GOVERNO FEDERAL.
Se o INSS não aceitar qualquer pedido de Beneficio, você poderá ir PLEITEAR esse beneficio na JUSTIÇA.
Se você tiver sua carteira assinada no regime CLT, fica ainda mais fácil.Você terá todos os benefícios do INSS, e ainda: FGTS, Seguro Desemprego, Abono do PIS, Férias.