CAVALGADA DE SÃO SEBASTIÃO REÚNE FIÉIS E ADMIRADORES EM PIRAÚBA
Piraúba, realizou no último domingo, 21 de Janeiro, a tradicional cavalgada de São Sebastião, o padroeiro do município. A cavalgada é uma manifestação cultural e religiosa que acontece há anos, reunindo cavaleiros e amazonas que percorrem as ruas da cidade em homenagem ao santo.
—| continua depois da publicidade |—
A cavalgada começou às 9 horas da manhã, com a chegada dos cavaleiros e dos animais na igreja matriz de São Sebastião. Em seguida, os participantes seguiram em direção as principais ruas da cidade . O trajeto contou com apoio da Policia Militar, a imagem do Santo esteve sempre a frente da Cavalgada.
Durante a cavalgada, os fiéis puderam enfeitar a frente de suas resisdências, agradecendo as graças alcançadas e pedindo proteção ao santo.
A cavalgada terminou no parque de exposições da cidade, onde foi realizada uma benção e oração. e o som do berrante deu por encerrada a Cavalgada. No parque de exposições barraquinhas serviam um almoço típico além de outras comidas e bebidas. Logo após foi a vez do tradicional Leilão.
A cavalgada de São Sebastião é um dos eventos mais esperados do ano em Piraúba, atraindo não só os moradores, mas também visitantes de outras cidades. Segundo a organização, a edição deste ano superou as expectativas, graças a uma programação bem variada.
A cavalgada é uma forma de valorizar a cultura e a fé do povo , que tem na figura de São Sebastião um símbolo de coragem, perseverança e devoção. O santo, que foi um soldado romano martirizado por se converter ao cristianismo, é considerado o protetor contra as pestes, as guerras e a fome.
Piraúba é uma das várias cidades do Brasil que realizam cavalgadas em homenagem a São Sebastião, especialmente no mês de janeiro, quando se comemora o seu dia, 20 de janeiro. Outras cidades que também têm essa tradição são São Geraldo, São Sebastião do Paraíso e São João Nepomuceno, todas em Minas Gerais.
As cavalgadas são uma forma de turismo, além disso promovem a integração entre os cavaleiros. Para participar, basta ter disposição, espírito de equipe e amor pelos cavalos.
Reportagem- Claudio Inacio