O EMISSOR GRATUITO E O SITE DO SEBRAE ESTÁ FORA DO AR O QUE FAZER?
Para todos aqueles pequenos e micro empreendedores que utilizam tanto o site, quanto os outros recursos do Sebrae, se depararam nessa semana que o mesmo está fora do ar desde o fim de semana! Com isso muitos empresários não conseguem, por exemplo, utilizar o emissor gratuito — Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 4.01.
–|Continua depois da publicidade|—
Em funcionamento desde o ano de 2006 e com as primeiras participações compulsórias impostas para alguns segmentos no ano de 2007, a nota fiscal eletrônica é atualmente uma realidade e uma obrigatoriedade para empresas do comércio e da indústria de qualquer porte.
A obrigatoriedade forçou muitas empresas de pequeno porte a se informatizar, pois para a emissão da NF-e é necessário computador com acesso à internet, certificado digital e uma impressora para imprimir o DANFE.
E para auxiliar as pequenas empresas a reduzir os investimentos a Secretaria da Fazenda de são Paulo desenvolveu o emissor gratuito de NF-e, o qual, embora sem muitas facilidades de uso, atendia uma enorme quantidade de empresas.
Porém, essa versão foi descontinuada e este emissor gratuito ficou a cargo do SEBRAE e que a partir de 2017 conduziu suas atualizações. Mas nos primeiros dias do mês de janeiro de 2023 o SEBRAE anunciou que iria descontinuar a versão 4.01 e seria apenas on-line. O que vem apresentando problemas no início do mês de maio(2023), chegando a alguns estados como o de MG não mais ser possível utilizar o mesmo.
Infelizmente até o momento, nenhuma informação perante o Sebrae sobre o ocorrido, muitos empreendedores devem estar malucos tentando resolver o problema.
Veja o que nosso colaborador da JR Informatica tem a dizer sobre o assunto.
Mas afinal, por que a SEBRAE vai descontinuar o Emissor Gratuito de NF-e?
O emissor de NF-e, foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente, como forma de incentivar a utilização do padrão eletrônico de emissão, ou seja, aumentar rapidamente a adesão a emissão da nota fiscal eletrônica e não mais em papel.
O próprio SEBRAE recomenda que as empresas passem a buscar novas alternativas para emitir nota fiscal eletrônica desde já, pois mesmo quem já tem o sistema instalado será prejudicado com a falta de atualizações.
Os principais problemas na utilização do emissor, causados pela falta de atualização, serão:
- novas exigências legais não cumpridas
- falta de campos necessários para emitir uma nota fiscal eletrônica
- erro de transmissão das informações
- falta de acesso ao suporte
O que as empresas devem fazer para continuar emitindo NF-e?
A solução mais viável é buscar alternativas no mercado para substituir essa ferramenta. Existem muitas já disponíveis, das mais básicas até mais completas, entre elas algumas são pagas e outras são gratuitas.
Pensando na pequena empresa, a JR informática, nossa colaboradora, desenvolveu soluções para o emissor gratuito com inúmeras vantagens:
No decorrer do mês, Junior irá enviar vídeos, tanto em redes sociais, como aqui no site, dicas em video que ajudem a solucionar esse e outros problemas referentes a esse assunto.
Reportagem Informativa: JR Informatica.