FATIA DE BRAGA FICA EM PRIMEIRO LUGAR NO CONCURSO
Neste domingo(06/06) foi divulgado o resultado do Festival Trem Bão de Minas na categoria Pratos Doces, e a Fatia de Braga, prato tipico Piraubano, conseguiu o 1º Lugar na categoria.
—| continua depois da publicidade |—
A “fatia de Braga!” – um doce típico da culinária portuguesa, mas que, em Piraúba, ganhou uma versão que leva coco e queijo ralado, ao invés de amêndoas, e é servido enrolado, como rocambole – sendo registrada como bem imaterial do município.
Não se sabe bem quando o doce passou a fazer parte da sobremesa dos moradores. Essa história estava correndo o risco de se perder porque eram poucas as doceiras que tinham o conhecimento. Atualmente existe, dentro do
calendário do município, a oferta de oficinas e mesmo do próprio doce, nas festas da região.
“Quando criança, via minha avó bater as gemas, acrescentar o açúcar, o coco e o queijo ralado”, conta a doceira Maria Aparecida Pires Vidal, que aprendeu com a mãe a receita do doce que agradava a todos. Depois foi a vez de ela passar a receita para a filha Carla, 47 anos, e, ainda hoje, se tem “fatia de Braga”, é sinal de que há comemoração especial.
O Festival Trem Bão de Minas foi promovido no instagram por Serra e Cachoeira, uma pagina que incentiva o turismo na região .
Reportagem: Claudio Inacio