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A ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, através da Portaria nº 294, de 1º de dezembro 2017, finalmente autorizou a LIBERAÇÃO para utilização da estrada que liga as Rodovias MG-353 em Coronel Pacheco  e BR-040 ( Rio de Janeiro / Belo Horizonte), trajeto que dá acesso ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá.

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) liberou, na noite desta segunda-feira (4), o tráfego no novo acesso ao Aeroporto Regional, na estrada que liga a rodovia BR-040, na Barreira do Triunfo, Zona Norte, à MG-353, próximo a Coronel Pacheco. A medida foi confirmada para a Tribuna no fim da tarde pelo departamento, que encara a abertura do fluxo como “provisória”, pois as obras complementares, de construção de um novo trevo entre as duas rodovias, só serão feitas em 2018, por meio de licitação. Atualmente, o edital está sendo elaborado, conforme o DEER/MG.

A abertura da estrada ocorre no primeiro dia útil após a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicar no Diário Oficial da União a autorização para o DEER/MG implantar o trevo entre a malha federal e a nova via, o que ocorreu na última sexta-feira (1º). Com a decisão, chega ao fim uma espera que se arrastava há quase seis meses, quando a estrada ficou pronta, mas impedida de operar por questões burocráticas. Isso porque a ANTT exigiu um projeto executivo para a construção do trevo, em conformidade com a Concer, que administra a malha federal no trecho. O documento chegou a ser entregue em julho, mas recusado pelo órgão federal, que determinou adequações. A última versão do projeto foi entregue em setembro e, desde então, aguardava o parecer da agência.Em reportagem publicada neste domingo (3), a Tribuna divulgou que a burocracia impedia o andamento dos trabalhos, mas ainda não tinha a informação, já divulgada no Diário Oficial, que a ANTT havia emitido a autorização.

O DEER/MG não informou o porquê de o tráfego ser liberado de imediato, mesmo sem as obras do novo trevo. Isso porque quem sai da estrada recém-construída poderá ser surpreendido por outros veículos, em alta velocidade, que se aproximam logo após uma curva fechada em uma área de declive, o que impede a visibilidade para ambos os condutores. Pior para quem segue da alça de saída da Barreira do Triunfo em direção à rodovia BR-040, pois o acesso para a nova estrada, que fica neste caminho, está quase em cima de uma curva. No local um acesso improvisado com terra no lugar onde antes havia um degrau para impedir o tráfego.

Veículos pesados

A estrada entre as rodovias federal e estadual era uma das promessas para fomentar o Aeroporto Regional da Zona da Mata, instalado entre Goianá e Rio Novo, construído com o intuito de ser o grande escoador de cargas da região. Mais do que isso, o novo acesso traz expectativas para melhorar a fluidez do trânsito em Juiz de Fora, sobretudo na região do Bairro Grama, Zona Nordeste. Atualmente o tráfego local é utilizado como passagem de caminhões e carretas, que seguem entre a região de Ubá, que é um polo moveleiro, para a rodovia BR-040, tanto em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo, como para Belo Horizonte.

O acesso entre as duas rodovias tem 13,8 quilômetros, e as obras foram iniciadas em maio de 2013. No total, a construção custou aproximadamente R$ 67 milhões.

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